segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Artrópodes

Artrópodes - Características Gerais

1. Apresentação
O filo Arthropoda (do grego Arthros, articulação e podos, pés) constitui o maior de todos os grupos animais. Inclui os insetos, as aranhas, os crustáceos e outros subgrupos menores. Mas de 1 milhão de espécies de artrópodos já foram descritas, e as estimativas dão conta que esse número deve representar menos de 10% do total de espécies.
Estão largamente distribuídas pela terra, em quase todos os ecossistemas. Há espécies marinhas, de água doce e terrestres, nos mais diversos pontos do planeta. Os artrópodos incluem, como dito anteriormente, os insetos, únicos invertebrados dotados da capacidade de voar.
Duas características ressaltam-se, quando os aspectos gerais dos artrópodos são analisados: 1) a presença de um esqueleto externo (ou exoesqueleto) constituído por quitina, um polissacarídeo, e 2) a presença de patas articuladas, apêndices de locomoção que funcionam como um sistema de alavancas, potencializando a ação muscular e trasformando com mais eficiência a contração muscular em movimento.


2. A Estrutura Corporal
Os artrópodos são animais triblásticos celomados, com um padrão de segmentação evidente, embora nem tanto quanto os anelídeos. Com variações de uma classe para outra, eles apresentam dois, três ou dezenas de segmentos corporais. Apresentam simetria bilateral.
O padrão segmentado também é notório nas patas, todas com porções bastante individualizadas. Os segmentos que compõem as patas são unidos por articulações que facilitam a movimentação de um segmento em relação a outro.
A cavidade celomática é muito reduzida, e a distribuição de materiais depende quase que exclusivamente do sistema circulatório.
Evolutivamente, é provável que tenha havido relação evolutiva entre os ancestrais dos artrópodos e dos anelídeos, em função de algumas semelhanças existentes entre esses dois grupos de animais, tais como a segmentação, a presença de uma epiderme secretora de quitina, a estrutura dos sistemas nervoso e digestivo, etc.

3. Classificação
filo dos artrópodos, em função da grande quantidade e diversidade de espécies, é subdividido em numerosas classes, das quais as mais importantes são:
) Classe Insecta a: os insetos são os mais numerosos e diversificados de todos os artrópodos, com cerca de 850 000 espécies conhecidas e descritas. Possuem o corpo dividido em três segmentos: cabeça, tórax e abdome. Apresentam, na cabeça, um par de antenas e, no tórax, três pares de patas. Em muitas das ordens de insetos, há representantes dotados de asas. Exemplos: baratas, besouros, moscas, cigarras, mariposas, etc.

b) Classe Crustacea: são habitualmente aquáticos (marinhos ou de água doce), embora existam espécies terrestres, como o tatuzinho-de-jardim. Seu corpo é dividido em duas partes (cefalotórax e abdome), têm dois pares de antenas e um número variável de pares de patas, geralmente superior a quatro. Exemplos: siris, caranguejos, lagostas, camarões, etc.

c) Classe Arachnida: são artrópodos dotados de quatro pares de patas, desprovidos de antenas e com o corpo dividido em dois segmentos (cefalotórax e abdome). Na extremidade anterior do cefalotórax, possuem um par de quelíceras, que atuam como presas. Exemplos: aranhas, escorpiões, ácaros, carrapatos, etc.
d) Classe Chilopoda: quilópodos são animais com o corpo alongado e dividido em dezenas de segmentos. Em cada segmento, encontram-se um par de patas. Na cabeça, apresentam um par de antenas. Exemplos: centopéias e lacraias.
e) Classe Diplopoda: assim como os quilópodos, os diplópodos possuem um par de antenas e o corpo alongado, mas com dois pares de patas em cada segmento. Exemplo: centopéia.
4.Reprodução
Os artrópodos são dióicos. Nas formas terrestres, a fecundação é interna; nas aquáticas, geralmente é externa. Em muitos deles, há passagem por um ou mais estágios larvais. A chegada ao estágio adulto (ou imago) se dá através de uma ou mais metamorfoses.
No imago, estão presentes todos os órgãos que caracterizam um adulto da espécie. A designação imago não significa, obrigatoriamente, adulto sexualmente ativo, mas uma forma na qual as estruturas sexuais já se encontram formadas, ainda que imaturas e afuncionantes.
Alguns detalhes da reprodução dos artrópodos serão apresentados a seguir, no estudo mais pormenorizado de cada uma das classes principais.
5. Ambientes que vivem:
Os artrópodes habitam praticamente todo o tipo de ambiente: aquático e terrestre e representam os únicos invertebrados voadores. Existem representantes parasitas esimbióticos. Há registros fósseis de artrópodes desde o período Cambriano.
6.principais representantes:
Os principais representantes dessa classe são os artrópodes que encontram com mais facilidade no dia-a-dia; por exemplo: formiga, barata, mosquito, borboleta, mosca, besouro, joaninha, abelha, gafanhoto, entre muitos outros.
C U R I O S I D A D E S:
• Com a chegada do inverno começam a aumentar os casos de alergia: asmas, rinites e sinusites. Apesar de não serem os únicos vilões, os ácaros são responsáveis por muitos casos de alergia, uma reação exagerada do sistema imunológico, que é ativado toda vez que a pessoa entra em contato com o agente causador do problema.
Aracnídeos pequenos, os ácaros possuem cabeça, tórax e abdome fundidos. Algumas espécies, que são capazes de provocar alergias em seres humanos, são comumente encontradas na poeira domiciliar, alojando-se também em cobertores, colchões, travesseiros, lençóis e tapetes. Alimentam-se de partículas de comida e até mesmo de células mortas que ficam nos lençóis.
Na natureza, os ácaros se encontram no solo, humo, água doce ou salgada e podem parasitar plantas e animais.
• Parentes dos trilobitas, os límulos raramente são vistos, pois vivem nas grandes profundezas do oceano. Medem cerca de trinta centímetros de comprimento e são considerados verdadeiros fósseis vivos. Possuem um cefalotórax articulado com um abdome em forma retangular, de onde sai um longo espinho. No cefalotórax, há um par de olhos semelhantes aos dos animais trilobitas.
Os límulos também são artrópodes porque possuem vários pares de pernas articuladas, com pinças. São dotados de um exoesqueleto resistente e respiram por brânquias.
Erroneamente foram classificados como crustáceos, mas os cientistas descobriram que esses animais são na verdade parentes dos aracnídeos.
Os límulos alimentam-se de vermes e moluscos que encontram no lodo do fundo do mar. Na época de reprodução, são vistos aos milhares saindo das praias da Ásia e do litoral leste da América do Norte. Nas noites de maré alta, cavam pequenos nichos, onde as fêmeas depositam ovos. As larvas são levadas pela maré para o alto-mar.
• A cópula das aranhas é muitas vezes um momento de risco para o macho. Na maioria das vezes ele é menor e pode ser devorado pela fêmea. Alguns machos atraem as fêmeas para fora de suas teias, fazendo-lhes a corte. Outros embrulham insetos, que são cedidos para as fêmeas. Enquanto elas devoram o inseto, os machos realizam a cópula.
As aranhas são capazes de suportar invernos rigorosas, mantendo-se relativamente ativas, mas algumas, como as aranhas de alçapão, hibernam fechando suas tocas com uma "porta" de fios de seda.
Todas as aranhas têm veneno e capacidade de picar, o que é diferente é o efeito que o veneno produz nos diversos animais. Quando matam um inseto, elas despejam sobre ele seus sucos digestivos e depois chupam o material nutritivo digerido de dentro do exoesqueleto.
• Há alguns anos atrás, mais precisamente em 1995, vários bairros de classe média alta de São José dos Campos (SP) foram invadidos por escorpiões (principalmente os dos tipos Tityus serrulatus - escorpião amarelo e Tityus bahiensis).
Assustados, os moradores apontaram como principal culpado o desleixo na limpeza da cidade. Foram encontrados escorpiões dentro de casa, de tênis, de globo de luz, de mochilas de crianças, no meio de cobertas e em banheiros.
As péssimas condições de conservação da área verde e das praças da vizinhança foram responsáveis pelo surgimento de animais peçonhentos. Esses locais públicos estavam cobertos por mato e funcionavam como depósitos de entulhos.
Sem que a administração pública solucionasse o problema, alguns moradores resolveram agir sozinhos. Entre as medidas que eles tomaram, uma era, no mínimo, curiosa. Um deles comprou vinte galinhas para dar cabo dos invasores. Além da galinha, os predadores naturais do escorpião são: sapo, coruja e siriema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário