segunda-feira, 5 de julho de 2010

Devocional - Orando a Palavra.



Como usar as orações deste programa de devocional


Você encontrará aqui algumas orações baseadas em textos bíblicos. Elas servirão de modelo para que você mesmo tome a palavra colocada em seu coração pelo Espírito Santo e a ore. Tome cada oração e repita-a até que as verdades nelas contidas sejam incorporadas à sua vida.



1. Alimente seu espírito, com essas orações. Permita que o Espírito Santo torne a palavra em realidade em seu próprio espírito, e você começará a pensar em linha com o Filho de Deus e a falar como Ele fala. Você se verá debruçado sobre a palavra, com fome de mais e mais.
2. Medite nos versículos alistados com as orações. Eles não são todos os textos sobre o assunto, mas são um começo. Você poderá ampliar cada oração, incorporando novos textos bíblicos que vai descobrindo em sua leitura bíblica. O importante é iniciar um treinamento da mente e a orar de acordo com os princípios da palavra de Deus.
Use essas orações como guia e auxílio para você orar em linha e harmonia com a palavra de Deus, pois a oração respondida é aquela que está de acordo com a vontade de Deus.
Em se tratando da própria palavra, faça a mesma oração muitas vezes, até que a realidade dos princípios e promessas nela apresentados sejam assimilados e vivificados pelo Espírito Santo em sua mente.
3. Fale em linha com a palavra. Uma vez que você começa a orar a palavra de Deus, comprometa-se a orientar sua conversa de maneira correta. A fé tem sempre um bom relatório. Você não pode orar por assunto, com base na palavra, e depois falar negativamente sobre o mesmo. A advertência de Jesus é muito séria:
“Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que o coração está cheio. O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, mas, o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más. Digo-vos que toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo, porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado” Mt.12:34-37.
4. Deixe que as palavra em Efésios 4:29,39 mergulhem fundo em seu ser: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual selados, para o dia da redenção.”
“Não dê a satanás nenhuma oportunidade, enveredando-se pelo caminho da preocupação, falta de perdão, contendas e criticísmo.” Ponha fim à conversação ociosa e tola. (Não deis lugar ao diabo). Ef.4.27.
“Longe de vós toda amargura, e cólera, e ira, gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes sejam uns para com os outros benignos, compassivos, perdoado-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou.” Ef.4.31-32.
“Sede, pois, imitadores de Deus como filhos amados, e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus e aroma suave”Ef.5.1,2.
“Já que vocês são povo de Deus, não está certo que a imoralidade, a indecência ou a avareza, sejam nem mesmo assunto de conversa entre vocês. Não usem palavras indecentes e nem digam tolas e sujas, pois isso não convêm a vocês. Ao contrário digam palavras de gratidão a Deus.” Ef.5.3,4. TLH.
5. Fala a resposta e não fale o problema. A resposta está na palavra de Deus e as orações contidas neste manual seguem este princípio. Antes que Abraão houvesse gerado Isaque, Deus mudou-lhe o nome, chamando-o de Pai de nações. Como está escrito, constituí-te como pai de muitas nações(Ele foi apontado nosso pai) à vista de Deus em quem ele creu, aquele que vivifica os mortos, e fala de coisas não existentes que(Ele predisse e prometeu) como se elas [já] existissem. Gn.17.5 – Rm.4.17-Amp.
O mesmo fazemos nós não negamos a realidade da circunstância, mas falamos a promessa com confiança, sabendo que mais cedo ou mais tarde ela alterará essa circunstância, como aconteceu com Abraão: ele declarou ser pai de nações, quando Sara ainda era estéril, mas a palavra, que é espírito e vida, entrou em seu útero e fe-lo procriar. Assim será conosco: enquanto falamos a palavra, confessamos a promessa, ela reproduzirá vida na área que está sendo usada, e o problema será substituído pela bênção.
6. Creia que você recebe quando pede. Confesse na palavra. Retenha firme a sua confissão de fé na palavra de Deus. Deixe que seu espírito, pelo Espírito Santo ore. Louve a Deus pela vitória agora, antes de qualquer manifestação. Ande por fé e não por vista.
7. Não seja movido por circunstâncias adversas. Quando satanás ousar desafiar você, resista-o firme na fé, deixando que a paciência tenha sua obra[Tg.1.4]. Tome a espada do Espírito e o escudo da fé e apague cada uma da suas setas inflamadas[Ef.6.16]. Toda a obra substituta de Jesus foi por você. Satanás é agora um inimigo derrotado porque Jesus o venceu ( Cl.2.14,15 ). Ele é vencido pelo sangue de Jesus ( Ap.12.11 ). Avance, pois, e combata o bom combate da fé ( I Tm.6.12 ). Resista o adversário e fique firme na fé contra suas ciladas. Faça-o com determinação e firmeza ( I Pe.5.9 ). Fala a palavra de Deus ousada e corajosamente. A espada do Espírito deve estar em nossa boca ( Hb.4.12 Ap.1.16 ).
Seu desejo deve ser sempre agradar e bendizer o pai. À medida que você ora em linha com palavra, Ele alegremente lhe ouvirá. Seu filho está vivendo e andando na verdade ( III Jo.4. ).
Quão maravilhoso saber que as orações dos santos permanecem para sempre diante do trono. Aleluia! ( Ap. 5.8. ).
Louvado seja Deus por sua palavra e pelo nome de Jesus como base das nossas orações. A palavra e o Nome pertencem a cada filho de Deus. “Corramos, portanto, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, Autor e Consumador da nossa fé” ( Hb.12.1,2. ). A palavra de Deus é capaz de edificar-lhe herança entre todos os que são santificados ( At. 20.32 ).

PREPARE-SE PARA ORAR

Se possível, estabeleça um horário e um lugar fixo para seu período de oração. Isso ajuda a formar um hábito. Mais vale um pequeno período sistemático, perseverante, constante, do que um longo tempo de vez em quanto.
A melhor forma de preparo espiritual para a oração é a comunhão com Deus, através de sua palavra. Todo período de oração e intercessão deve ser precedido por esse exercício.
Nesse tempo de comunhão com Deus, sua presença traz uma liberdade, uma paz e uma intimidade muito profundas. Até mesmo o tempo de espera em sua presença, numa atitude de adoração reverente, resulta na libertação do nosso espírito para entrar na batalha da intercessão.

Medite nos testos a seguir. Personalize-os deixe que o Espírito Santo ministre ao seu coração através deles.

I Co”.1.9”: “ Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados a comunhão de seu filho Jesus Cristo”.
Comunhão( Koinonia, no grego ) significa compartilhar, ter tudo em comum.

I Co.2.9-12: “Mas como está escrito: nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus preparou para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelou Espírito, porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus, porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão seu próprio espírito que nele está? Assim também as coisas de Deus as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e, sim o espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.”

À medida que você começa meditar nestas passagens, ore e adore a Deus em seu espírito. Louve a Deus pelo seu chamado para que você comungue com Ele e deixe que o Espírito Santo revele as coisas profundas de Deus ao seu coração. Desenvolvendo uma consciência da presença de Deus, sua atitude de oração como um modo de vida, será também desenvolvida.

Hb.13.15. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifícios de louvor, que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome.”

Ministre ao Senhor com Salmos. Faça seus próprios Salmos. À medida que você se desenvolve na adoração cante os salmos ao Senhor ou fale-os em voz alta ( I Co.14.15 ).
Use porções da Bíblia que falam dos atributos de Deus, e outras expressões de louvor, de adoração, as que falam do que Deus é, do que Deus faz, etc... Use uma cor para cada assunto e comece a orar aquelas palavras.
À medida que você ora essas expressões, o Espírito fará brotar em você outras, quer em sentimentos, risos, lágrimas, palavras ou cânticos. Ele é mestre e guia para nós. Flua com Ele, enquanto exercita no oferecimento de sacrifícios de louvor e adoração.

Cl.3.16. “Habite ricamente em vós a palavra de Cristo, instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, com gratidão em vossos corações.”

I Pe.3.12. “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os Seus atentos à sua sùplica”.

Amplie o texto, usando outras verdades relacionadas ao assunto e, tanto quanto possível, adapte-o a uma conversa pessoal com o Pai. Tomando o mesmo texto de fl.4.19:
“Senhor, Tu és o meu Deus, meu Jeová Jiré, o Deus da minha provisão.”
Por isso, de nada tenho falta. Tudo Te pertence e eu sou Teu filho. De acordo com tua riqueza em glória, não de acordo com minha pobreza, Tu supres cada uma de minhas necessidades. Tu me deste Jesus. Pela fé nEle tornei-me teu filho, e tudo o que é Teu, é meu. Porque estou em Cristo, Tenho direito à Tua provisão. Graças Te dou, ó Pai, por Tua suficiente provisão, em Cristo, meu Senhor!”

8. Repita os versículos em forma de oração, até que se tornem a mais profunda convicção do seu ser, sejam vivificados e carregados de fé em seu espírito e se tornem sua experiência. Repita-os até memorizá-los, usando-os sempre que se fizerem necessários. Trazer a palavra no coração e na boca, é viver em comunhão com Deus mesmo, de Quem ela brota.
9. Proclame esses textos em voz alta, com ousadia e fé, crendo que a palavra de Deus é digna de confiança e produzirá seus frutos sazonados no seu devido tempo, mudando sua circunstância e ajustando-a à realidade da promessa de Deus.
10. Deixe o coração encher-se de ações de graça e louvor, enquanto faz essas confissões ou proclamações, sabendo que a palavra orada, confessada, decretada ou proclamada é de Deus mesmo, pelo que é martelo, fogo, espelho, pão, água, alimento, arma, poder, espírito... Ela é viva e eficaz e, tão certo como vive o Senhor, que “vela pela Sua palavra para a cumprir”, ela produzirá em sua vida aquilo para o que foi enviada.


1


A Palavra de Deus



Graças Te dou, ó Deus, pela tua palavra. Tua lei é perfeita, e refrigera a alma. Teu testemunho é fiel, e dá sabedoria aos simples. Teus preceitos são retos, e alegram o coração. Teu mandamento é puro, e alumia os olhos. Mais desejáveis são do que ouro, sim, do que muito ouro fino, e mais doce do que o mel e o que goteja dos favos. Também por eles o teu servo é advertido, e em os guardar há grande recompensa.
Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. Em teus preceitos medito, e observo os Teus caminhos. Deleitar-me-ei nos Teus estatutos, não me esquecerei da Tua palavra.
Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da Tua lei. Os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e eu os guardarei até o fim. Deleitar-me-ei em Teus mandamentos, que eu amo.
Antes de ser afligidos, eu me extraviava, mas agora guardo a tua palavra. Para sempre, ó Senhor, Tua palavra está firmada nos céus.
Oh! Quanto amo a tua lei! Ela é a minha meditação o dia todo. Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca. Lâmpada para meus pés, é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Maravilhosos são os teus testemunhos, por isso a minha alma os guarda.
A tua palavra é fiel a toda prova, por isso o teu servo a ama. Antecipo-me a alva da manhã e clamo, aguardo com esperança as tuas palavras. Os meus olhos se antecipam às vigílias da noite, para que eu medite na tua palavra. Anelo por Tua salvação, ó Senhor, tua lei é o meu prazer. Que minha alma viva, para que eu te louve, ajudem-me as tuas ordenanças.



Referências Bíblicas:


Sl.19.7,8,10,11 Sl.119.47,67 Sl.119.140,145.
Sl.11911,15,16,18 Sl.119.89,97 Sl.119148,174,175.
Sl.119.24.33 Sl.119103,129
















2 Confissões Diárias
Confesse a palavra sobre sua vida. Para isso estamos sugerindo a você que faça as confissões que transcrevemos a seguir. Faça isso diariamente e medite nelas, até que se tornem vivas em seu espírito. Elas representam o que é legalmente seu, em Cristo Jesus. Pela confissão repetidas destas verdades você começará a tomar posse delas. Há um princípio espiritual nisso: “Com a boca se confessa o que o coração crê.” Você libera fé na palavra, pela confissão de seus lábios.
CONFESSE:

O amor de Deus está derramado em meu coração, pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado ( Rm.5.5 ).
Com minha boca confesso que Jesus é Senhor e em meu coração creio que Deus O ressuscitou dentre os mortos, pelo que sou salvo.
Por isso sou filho de Deus, guiado pelo Espírito de Deus. O próprio Espírito testefica com o meu espírito que sou filho de Deus, herdeiro seu e co-herdeiro com Cristo ( Rm.10:9. 8:14,16,17 ).
Sou nascido de Deus e venço o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo, a minha fé. Quem é que vence o mundo senão aquele que crê ser Jesus o filho de Deus? ( I Jô.5:4,5 ). Eu venço o Diabo pelo sangue do cordeiro e a palavra do meu testemunho ( Ap.12:11 ).
Possuo a unção que vem do Santo e tenho conhecimento. E esta unção que recebi permanece em mim ( I Jô.2:20,27 ). No nome de Jesus expulso demônios, falo novas línguas, pego em serpentes, se beber alguma coisa mortífera não me causará dano algum, imponho as mãos sobre os enfermos e eles são curados ( Mc.16:17 ).
Deus me tem dado autoridade sobre todo o poder do inimigo e nada me causará dano (Lc.10.19 ).Mil cairão ao meu lado e dez mil aminha direita, mas eu não serei atingido (Sl.91:17). Serei como uma àrvore plantada junto a ribeiro de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria... e Tudo o que eu fizer prosperará ( Sl.1:3 ).
Não temo nada, porque Deus não me tem dado o espírito de medo, mas de poder, de amor e de moderação. Posso todas as coisas nAquele que me fortalece. Em todas as coisas sou mais que vencedor, por meio dAquele que me amou (2Tm.1:7. Fl.4:13. Rm.8:37 ). O Senhor é a minha segurança e guardará os meus pés de serem presos (Pv.3:26 ).
Uni-me ao Senhor e sou um só espírito com \ele. Meu corpo é santuário do espírito Santo que está em mim, da parte de Deus, e não sou de mim mesmo. Sou templo do Deus vivo (I Co. 6:17,19. 2 Co.6:16 ). Conheço o meu Deus, portanto sou forte e ativo (Dn.11:32 ).
Cristo Jesus se me tornou sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, pelo que me glorio no Senhor (I Co.1:30 ).
Maior é que está em mim do que o que está no mundo ( I Jo.4:4 ). Deus sempre me faz triunfar em Cristo Jesus ( 2 Co.2:14 ). Se Deus é por mim quem será contra mim? Aquele que não poupou a seu filho, antes, por todos nós o entregou porventura não me dará graciosamente com Ele todas as coisas? ( Rm.8:31,32 ).
Tenho sido abençoado por toda a sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo Jesus (Ef.1:3 ). O gozo do Senhor é a minha força (Ne.8.10 ). Sou zeloso de boas obras (Tt.2:14 ). Permito que a palavra de Cristo habite ricamente em mim. Tudo quanto faço seja em palavras, ou em ação, faço-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai (Cl.3:16,17 ).
Aquele que começou a boa obra em mim a completará até o dia de Cristo Jesus. Ora, Aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto peço, ou penso, conforme Seu poder que opera em mim, a Ele seja a glória, na Igreja, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém (Fl.1:16. Ef.3:2021 ).

Eis, aí, exemplo, de como você confessa a Bíblia em determinadas situações. Faça isso com outras verdades bíblicas e comece a mudar seu modo de falar. Fale em perfeita harmonia com a palavra


3 Consciente da Presença de Deus

Eu sou um espírito, que possuo uma alma e habito em um corpo físico. Meu espírito é a lâmpada do Senhor. Deus, meu Pai, está me guiando através do meu espírito a toda verdade. Sou filho de Deus, nascido, cheio e guiado pelo Espírito de Deus.
Ouço o meu coração ao olhar para meu espírito dentro de mim.
O Espírito Santo da direção ao meu espírito e iluminação a minha mente. Ele mostra o caminho por onde devo andar em todas as áreas da minha vida. Ele me guia por testemunho interior. Os olhos do meu entendimento estão sendo iluminado. A sabedoria está no meu interior. Seu amor é perfeito em mim. Eu tenho a unção do Santo.
Estou me tornando consciente do espírito. Ouço a voz do meu espírito e obedeço o que ele diz. Deixo que o meu espírito me domine. Pois não ando segundo a carne mais segundo o espírito.
Examino os meus caminhos à luz da palavra de Deus. Confio no Senhor de todo o meu coração e não dependo do meu próprio entendimento. Reconheço o Senhor em todos os meus caminhos e Ele me dirige os passos. Eu ando na luz da palavra de Deus.
Educo, treino e desenvolvo o meu espírito. A palavra de deus não se apartará da minha boca. Medito nela dia e noite.
Portanto meu caminho será próspero e serei bem sucedido.
Sou praticante da palavra de Deus coloco-a em primeiro plano. Meu homem espiritual está crescendo. Graças a Deus que sempre me conduz em triunfo, por meio de Jesus Cristo.

I Ts.5:23. Jó 38,36 Rm.9:1. 8:14,16. Ef.5:18. 1:18.
Pv.20:27. Pv.3:5,6. Js.1:8. Is.48.17.
I Jo 4:12. 2:20. Jo 3:6,7. 7:37-39. Tg.1:22. I Co.1:30
Jo.16.13. Sl.119:105 II Co.2:14.




4


Oração de Dedicação

Graças te dou, ó Pai, por me haveres criado conforme tua imagem e semelhança. Agradeço-te a faculdade de decidir e escolher. Reconheço que me deste uma vontade livre para agir de acordo com os teus propósitos, sou livre para praticar o bem e seguir a verdade. Lançando mão da minha liberdade de escolha, decido seguir o teu caminho e a fazer a tua vontade, teus propósitos são elevados, santos, puros, perfeitos e eternos e a eles inclino o meu coração. Renuncio meus próprios caminhos e planos, submetendo-os aos teus, porque reconheço-te como meu Senhor Supremo e entreguei-te todo o meu ser, mediante a uma decisão da minha vontade.
Digo-te agora como Jesus, no passado: a minha comida é fazer a vontade do meu Pai, que me enviou a realizar a sua obra. Não se faça a minha vontade, mas a tua. O passado e o futuro, para ti são um eterno presente e não importa o que o futuro me reserva, Sei que será glorioso, quando ele está em ti.
Recuso-me a seguir o erro e a decidir pela carne, pelo mundo ou por satanás. Tua verdade, Pai, iluminará meu coração. Com a direção do teu Espírito, saberei discernir teu plano e alegremente o seguirei, numa atitude obediência e rendição incondicional da minha vontade a ti.
Rejeito toda e qualquer prisão da minha vontade. Minha obediência a ti será a expressão da incansável busca do conhecimento do teu plano, para que a ele me possa submeter inteligentemente, consciente das conseqüências da minha decisão.
Meu pai, reconheço que ainda estou a caminho da maturidade, e como o risco de não discernir claramente tua vontade em alguma área da minha vida. Quero, porém, dizer-te que tens liberdade interferir na minha vida e mostrar-me o erro. Livra-me do engano e desviar-me dos teus caminhos. O que mais quero fazer na minha vida é andar de acordo com tua Santa Vontade.
De toda minha vontade busco a ti, Senhor, e te encontro, e tu me dás descanso ao redor. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu, sim a tua lei está dentro do meu coração. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus, guia-me por teu bom Espírito por terreno plano.
Eis me aqui para fazer a tua vontade. E nessa vontade tenho sido santificado pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre, pelo que clamo do mais profundo do meu ser: seja feita a tua vontade em minha vida, de modo tão perfeito, como ela é feita no céu, e viverei para tua glória! Amém.




Gn.1:26 2Cr.15:15b Hb.10:9,10.
Jo.4:34. Sl.40:8 Mt.6:10
Lc.22:42b Sl.143:10




5


FILIAÇÃO DIVINA



Pai nosso que estás nos céus





Ò Deus, eu te chamo Pai. Tu és meu Pai, ainda que Abraão não me conheça, e Israel não me reconheça, Tu, ó Senhor, és meu Pai, meu redentor desde a antiguidade é teu nome.
Mas, agora ó Senhor tu és meu Pai, eu sou barro, e tu meu olheiro, e todos nós obras das tuas mãos. Não és tu meu Pai, que me adquiriste, que me fizeste e me estabeleceste?
Louvado sejas por que não recebi o espírito de escravidão, para outra vez está em temor, mas recebi o Espírito de adoção, pelo qual clamo: aba, Pai! O Espírito testifica com meu espírito que sou seu filho, ò Deus, e se filho também herdeiro, herdeiro teu e co-herdeiro com Cristo. Sou guiado pelo Espírito Santo pelo que sou teu filho.
Recebi a Jesus, crendo no seu nome, pelo que me foi dado o poder de ser chamado de filho de Deus. Nasci como tal não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas da tua, Senhor meu Deus.
Que grande amor me tens concedido, ò Pai: Que eu fosse chamado de filho de Deus, e o sou. Por isso o mundo não me conhece, por que não conheceu a ti. Agora seu teu filho e ainda não é manifesto o que havia de ser, mas sei que quando Jesus,meu Senhor, se manifestar, serei semelhante a Ele, pois assim como é, Vê-lo-ei.
Graças te dou, ò Pai, porque enviaste Jesus para me resgatar afim de que eu recebeste a adoção de filho. E porque sou filho, tu enviaste ao meu coração o espírito do teu filho, que clama: Aba, Pai! Portanto não mais servo, mas, filho.
Pai Justo, Pai Santo, meu Pai, dirijo-me a Ti que estás nos céus, em teu trono de glória, entronizado entre os Querubins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário